Páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

PIBID História mobiliza mais de 100 pessoas no 1º dia da Mostra de Cinema na COHAB Fernando Ferrari

O primeiro dia da I Mostra de Cinema na COHAB Fernando Ferrari, promovida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID História, conclui-se com grande entusiasmo. Desde abril de 2010, os estudantes do Curso de História, bolsistas do PIBID História desenvolvem estratégias pedagógicas que problematizam o ensino de história, no Colégio Edna May Cardoso, situado na COHAB Fernando Ferrari. No período das férias escolares, os bolsistas optaram por fazer uma atividade que integrasse o projeto, a escola e a comunidade. Dessa forma, surgiu a idéia da I Mostra de Cinema para a Comunidade, exibindo filmes de animação nas tardes para crianças e adolescentes no Centro Comunitário e nas noites, filmes de longa metragem, ao ar livre, para toda a comunidade na Praça da COHAB.

Ontem, dia 16 de fevereiro foi o primeiro dia da Mostra, sendo que na tarde quando foi exibido o curta “Das quinzenas às coisinhas” e a animação “A Viagem de Chihiro”, teve a presença de aproximadamente 35 crianças e adolescentes, algumas com seus pais, e à noite na exibição do filme “Saneamento Básico”em torno de 75 pessoas circularam na Praça durante a atividade. O inicio da atividade contou com a participação do Diário de Santa Maria, que foi conferir a programação e fazer entrevistas com os bolsistas e moradores que participaram da Mostra.

O resultado do primeiro dia foi visto com entusiasmo pelos bolsistas que aproveitaram a oportunidade para conhecer melhor a comunidade através do diálogo e aproximação com os moradores que foram prestigiar a Mostra de Cinema. A expectativa é que no segundo dia o número de participantes seja maior.

A I Mostra tem o apoio de Macondo Cineclube, Clube de Cinema Fora do Eixo, Macondo Coletivo, Cine mais Cultura, DF5 Distribuidora de Filmes Fora do Eixo, Prefeitura Municipal, Associação Comunitária Fernando Ferrari, CTG Sepé Tiaraju e Colégio Edna May Cardoso, além de toda a comunidade e estudantes que participaram das atividades do PIBID em 2010.

No segundo dia da Mostra, dia 17 serão exibidos o curta “Mulher”, a animação “A Princesa e o Sapo” e o filme “A Dona da História”, além da apresentação da monólogo “Maria Metade” da acadêmica do Curso das Artes Cênicas da UFSM, Daiani Cezimbra Brum.

Os próximos dias da Mostra serão os 23 e 24 de fevereiro, encerrando essa primeira experiência de envolvimento do PBID História com a Comunidade Fernando Ferrari.


Texto: Priscila Peixoto
Fotos: Marcelo Cabala 





0 comentários:

Postar um comentário

 
Header Image by Colorpiano Illustration